País: Moçambique Local: Tete

Data de Conclusão: 2018
Entidade Contratante:
ARA-Zambeze
Descrição do Projeto
Plano Estratégico para o Desenvolvimento de Obras para Armazenamento de Água na Bacia do Zambeze
O objetivo geral do Plano é identificar o potencial (técnico, social e económico) para o desenvolvimento de obras de armazenamento de água, com particular ênfase nas obras de pequena escala, nos vários distritos da bacia do Zambeze, com especial atenção para as zonas de maior défice hídrico (província de Tete), nas quais o elemento água pode constituir uma condição para o desenvolvimento da região. Tendo em conta os principais objetivos e atividades do Plano, a prestação de serviços foi desenvolvida nas fases seguintes:
No total, prevê-se que sejam construídas cerca de 280 e 940 pequenas barragens de armazenamento de água para satisfazer pelo menos uma parte das necessidades atuais e futuras (apoio rural), respetivamente. O volume anual garantido com a construção destes pequenos projetos ascende a cerca de 62 Mm3 (30% da necessidade total considerada) na situação atual e a cerca de 168 Mm3 na situação futura (15% da necessidade total considerada). Para as sub-bacia prioritárias, prevê-se que 98 pequenos projetos sejam executados na situação atual e 271 na situação futura. De notar que na maioria destas sub-bacia a procura de irrigação, e por vezes de apoio rural, é elevada, nomeadamente para a situação futura, pelo que a satisfação da procura implicará naturalmente a construção de outros tipos de utilizações, para que haja sustentabilidade económica. Para a implementação deste plano estratégico, foi recomendado que as intervenções fossem faseadas em três fases distintas: curto, médio e longo prazo. Tendo em conta a análise das prioridades, foi proposto afetar os investimentos nas diferentes fases, de acordo com os seguintes critérios:
- Curto prazo: investimento em sub-bacia prioritárias para satisfazer as necessidades atuais (de acordo com os indicadores de 2015) – 4,1 mil milhões de MZN.
- Médio prazo: investimento nas restantes sub-bacia para satisfazer as necessidades atuais e investimento em 50% do número de barragens identificadas como necessárias para satisfazer as necessidades em 2045 nas sub-bacia prioritárias (de acordo com os indicadores de 2045) – 11,1 mil milhões de MZN.
- Longo prazo: investimento em todas as infraestruturas necessárias para satisfazer as necessidades do ano 2045 em todas as sub-bacia – 27,1 mil milhões de MZN.
Em termos de custos de manutenção e de exploração, estima-se que seja necessário um encargo anual equivalente a cerca de 0,3% do seu valor de investimento para garantir o funcionamento e as condições de exploração das infraestruturas, o que resulta, numa primeira fase, em valores anuais de cerca de 12 milhões de MZN, que aumentarão proporcionalmente para cerca de 126 milhões de MZN a longo prazo.
Nome da Consultora Associada: ENGIDRO – Estudos de Engenharia, Lda.