País: Moçambique Local: Maputo, Boane, Marracuene e Matola

Data de Conclusão: 2016

Entidade Contratante:
Administração de Infraestruturas de Água e Saneamento (AIAS), financiado pelo Banco Mundial

Descrição do Projeto

A presente prestação de serviços de consultoria especializada enquadra-se no Projeto “Cidades e Alterações Climáticas” financiado pelo Banco Mundial, que para a região metropolitana de Maputo assumiu como objetivos principais os seguintes:

1. O fortalecimento da capacidade dos serviços municipais para assegurar que as infraestruturas urbanas têm um desempenho sustentável de forma a garantir a melhoria da saúde pública, da segurança e do meio ambiente.
2. Promover a gestão ambiental, de modo a aumentar a resiliência da área Metropolitana de Maputo aos impactos das alterações climáticas contribuindo desta forma para o desenvolvimento económico em linha com as estratégias e políticas relevantes do Governo.
3. Fornecer orientação sobre intervenções necessárias e os investimentos prioritários na construção e expansão das infraestruturas de drenagem e saneamento sustentáveis assim como a melhoria da gestão de inundações.

O estudo encontra-se estruturado em cinco fases, nomeadamente:

  • Fase I: Análise da situação existente
  • Fase II: Identificação de soluções
  • Fase III: Estudos de viabilidade das soluções prioritárias
  • Fase IV: Plano de implementação
  • Fase V: Transferência de Conhecimento e Capacitação

As soluções propostas resultam num investimento de 1 277 milhões de dólares num período de 25 anos (2016-2040).
As soluções prioritárias de curto prazo, que resultam num investimento de 285 milhões de dólares, envolvem a implantação de cerca de 60 km de valas e coletores de drenagem pluvial, 8 bacias de drenagem (de infiltração, amortecimento ou enxugo), 88 km de coletores/emissários de águas residuais, 6 sistemas elevatórios de águas residuais com um total de 11 km de condutas elevatórias, 2 Estações de Tratamento de Águas Residuais (construção da ETAR da Costa do Sol e reabilitação da ETAR do Infulene), 3 Estações de Tratamento de Lamas Fecais e 11 Estações de Transferência de Lamas.