História

A Hidra encontra-se comprometida com o enriquecimento da cadeia de valores no sector dos serviços de águas, recursos hídricos e ambiente, em articulação com os seus fornecedores, parceiros e clientes. Criada em 1992, teve como um dos sócios – fundadores José Saldanha Matos.
Na década de noventa do século XX, constituíram actividades ou negócios “âncora” da empresa, desenvolvimento de estudos e projectos de abastecimento e de distribuição de água, de intercepção drenagem de águas residuais e de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Constituíram acções ou actividades periféricas daquelas, o desenvolvimento de Estudos de Impacte Ambiental hidrologia e planeamento de Recursos Hídricos, frequentemente em parceria com a empresa ECOS Consultores Técnicos para o Ambiente, Lda.
Na 1ª década do século XXI, a empresa fortaleceu e alargou as suas competências no que respeita auditorias técnicas, estudos de viabilidade técnica, económica e financeira e de Avaliação Custo-Benefício, estudos e programas de monitorização ambiental e planos de operação e manutenção infra-estruturas.
A empresa desenvolveu “know-how” próprio e tem sido pioneira, em Portugal, na divulgação de soluções sustentáveis de saneamento de baixo custo, de soluções de drenagem não convencionais aplicação e divulgação de modelos de simulação dinâmica e de apoio à gestão avançada de sistemas de saneamento em meio urbano.
Na última década, a Hidra desenvolveu mais de 250 estudos técnicos e mais de 150 projectos execução. A empresa participou em projectos de referência, nomeadamente para a criação consolidação de sistemas multimunicipais de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, no Norte, Centro e Sul de Portugal.
Entre outros projectos relevantes, a empresa desenvolveu, nos últimos anos, por vezes em consórcio, o Plano Geral de Drenagem de Águas Residuais da cidade de Lisboa e projectou a reabilitação frentes de drenagem de Algés-Alcântara, Sta. Apolónia-Terreiro do Paço, Terreiro do Paço-Cais Sodré e Cais do Sodré-Alcântara, também em Lisboa.

José Saldanha Matos

Fundador e Gerente

José Saldanha Matos, fundador e gerente da empresa, é um especialista com experiência profissional relevante em saneamento, recursos hídricos e ambiente.
Presta atividade há mais de 30 anos, sendo responsável por mais de 200 estudos e projetos, É editor de quatro livros e mais de 120 artigos técnicos e científicos, em revistas ou atas de congressos. Nos últimos 10 anos deu apoio técnico e de consultoria à Administração Central e Regional e ao sector empresarial do Estado nalguns dos maiores investimentos realizados no sector do abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em Portugal.
Fundador do Sewer Systems & Processes Working Group do JCUD da IWA/IAHR e respetivo Vice-Presidente e Presidente, entre 2002 e 2005 e entre 2005 e 2008. É ``fellow`` da Intenational Water Association (IWA) desde 2010 e Presidente da European Water Association (EWA) desde maio de 2017.
É professor catedrático do Instituto Superior Técnico (IST) desde março de 2008.

MISSÃO

É missão principal da Hidra é contribuir em articulação com fornecedores, parceiros e clientes, para o desenvolvimento sustentável da sociedade, no domínio das águas, resíduos e ambiente, numa perspetiva integrada: empresa economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente adequada.

CONTACTOS

Morada: Av. Defensores Chaves, nº 31, 1º Esq.
1000-111 Lisboa, Portugal
Telefone: +351 213 521 366
Email: geral@hidra.pt